Em dezembro, o Brasil participará da Conferência das Mudanças Climáticas da ONU, que será realizada em Copenhagen, para discutir as novas metas de redução de emissão de gases que contribuem para o efeito estufa. Nesta semana, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, fez mais uma forte advertência sobre os perigos do aquecimento global e a necessidade de combatê-lo. A cada dia, mais empresas estão inserindo em seus planejamentos de negócios a neutralização de suas emissões de gases como o CO2.
As ações mencionadas acima acontecem em um nível corporativo ou nacional. Mas cada um de nós também pode contribuir individualmente para a luta contra o aquecimento global. Primeiro, como consumidores, podemos optar por empresas e produtos que tenham ações nesse sentido. É preciso ter certeza de que o produto adquirido não colabora, por exemplo, para o desmatamento, ou que a empresa realiza ações para neutralizar suas emissões.
Outra forma de colaborar é neutralizando nossas próprias emissões. Descubra quanto seu estilo de vida equivale em quilos de CO2 emitidos anualmente através de uma calculadora de sua pegada ecológica, como a disponível no site My Footprint (em inglês ou espanhol) ou no Carbono Neutro (em português). Em seguida, parta para a ação!
Cheque se seus eletrodomésticos possuem o selo Procel. Atitudes simples, como desligar TVs e computadores completamente em vez de deixá-los em stand-by, podem evitar a emissão de 220 Kg de CO2/ano. Se cada dez pessoas trocarem o automóvel pelo transporte público no trajeto casa-trabalho, evita-se a emissão de 18.000 kg de CO2/ano. Simplesmente verificar regularmente a pressão dos pneus de seu automóvel pode reduzir 91 Kg de CO2. E a troca de uma lâmpada incandescente de 100W por uma fluorescente compacta de 20W poupa 55 kg de CO2/ano.
Contribua para a luta contra o aquecimento global.
Nenhum comentário:
Postar um comentário