Agostinho Guerreiro é engenheiro agrônomo formado pela UFRRJ e mestre em engenharia de produção pela Coppe/UFRJ. Foi presidente do Clube de Engenharia e vice-presidente do Senge-RJ entre 1983-1986, tendo participado da histórica gestão que iniciou a democratização do Senge-RJ, em 1980.
Agostinho tem uma extensa folha de serviços prestados à vida pública brasileira e mundial. Foi consultor da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), Chefe do Departamento de Pesquisas Tecnológicas do Instituto Brasileiro do Café do Ministério da Indústria e Comércio, e foi, ainda, Diretor Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Estado do Rio de Janeiro. Nos três anos que passou à frente do Instituto (1985-1988), houve mais desapropriações para assentamento que nos 20 anos anteriores.
Foi também Presidente da Aearj (Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro), Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado do RJ e Presidente da Serla, sendo sempre lembrado pela sua capacidade administrativa e sensibilidade social. Foi Secretário de Articulação e Planejamento do Ministério da Promoção Social, tendo colaborado no planejamento do Bolsa Família. É assessor da Presidência da Petrobras Transportes – Transpetro e autor de vários livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário