quinta-feira, 28 de maio de 2009

Comentários

Mais uma vez agradeço aos comentários deixados nesta página. Como na semana passada, devido ao grande volume, selecionei dois comentários para representar a diversidade de opiniões registradas aqui.

“A nossa cidade já possuía centros de música como o Teatro Municipal, Sala Cecília Meirelles e outros, muitos subutilizados. O custo imenso em uma obra faraônica no meio da Barra onde várias grandes casas de espetáculos musicais não conseguem se manter não inibiu gastos de dinheiro público em escala nunca vista. A manutenção de prédios imensos como este nem ainda está prevista, sem falar nos valores finais para operacionalizar um local daquela magnitude. (...) No término das construções deste complexo se deverá criar um modelo de sustentabilidade, incluindo a reciclagem em grande escala. Assim, será possibilitado incluir um fim sustentável a uma obra insustentável no fim a que se propõe, que é a música”.

“(...) Faço projetos ambientais há 25 anos e reflorestamos na Apa da Babilônia, perto do Rio Sul, mais de 5 hectares de área degradada com a www.ongflorescer.org.br. Realizar projetos de GPS de georeferenciamento dos limites das comunidades e fazer educação ambiental na prática com as crianças das comunidades é a solução que gera empregos para os excluídos no reflorestamento e envolve a comunidade no projeto. (...) Muros são caríssimos e temos os custos de manutenção dos mesmos. Quando possuímos aproximadamente 1 mil favelas com falta de emprego, o mutirão remunerado que já é realizado em quase 250 favelas é a solução para a contenção das comunidades e sendo realizado com envolvimento da comunidade, os próprios moradores não deixarão que se realize a destruição das áreas plantadas e reflorestadas. Com a verba de 11 muros iniciais seriam realizados cem ou mais mutirões reflorestamento. Depois há o acompanhamento sério de invasões usando as coordenadas em satélites que são facilmente acompanhadas e quando a comunidade for envolvida no projeto de reflorestamento com educação ambiental na prática estes mesmos denunciarão as transgressões. As árvores reduzem as enchentes, melhoram o clima local e não exigem reparos (manutenção) se forem implantadas com o apoio dos próprios moradores.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2009 Agostinho Guerreiro :: Todos os direitos reservados.