sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia do Meio Ambiente

O dia 5 de junho é reservado para o Meio Ambiente. No entanto, não podemos dizer que neste dia celebramos o tema. Pelo contrário, ano após ano temos que adicionar novos problemas e alertas à extensa lista de agressões contra a saúde do ar, da água, do solo e de nossa fauna e flora. Infelizmente, não temos anunciado soluções de grande escala nesta área.

Dentro do rol de questões críticas, esse ano precisamos destacar a água. Temos visto inúmeros “desastres naturais”, como inundações e estiagens, que não são resultado apenas do aquecimento global (que requer respostas locais e internacionais), mas também derivam da degradação das nossas bacias hidrográficas: uma responsabilidade nossa, dos brasileiros. Precisamos atentar para o tratamento dos efluentes nos mares e lagoas, para a conservação das nascentes dos rios e para o uso consciente da água potável.

É preciso que o tema seja tratado urgentemente sob a ótica do desenvolvimento sustentável, com políticas públicas que permitam a realização das atividades produtivas, mas que não nos privem dos recursos naturais essenciais para o nosso futuro. Diante desta grave situação, é necessária uma ação de alto impacto imediato, mas também precisamos de um tratamento de caráter permanente.

Que este 5 de junho seja o marco desta mudança na política ambiental brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2009 Agostinho Guerreiro :: Todos os direitos reservados.