quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Os problemas com a chegada do verão

O apagão desta semana pegou todos de surpresa e causou muitos transtornos em várias regiões do país. Mas, independente de qualquer caso isolado, o Rio de Janeiro já vinha sofrendo nos últimos dias com as conseqüências das altas temperaturas. Mesmo ainda estando na primavera, já tivemos muitos sinais dos problemas que os cariocas poderão enfrentar com a chegada do verão.

No último fim de semana, cerca de 30 bairros na cidade ficaram sem energia elétrica. A Light creditou o fato ao aumento do consumo de energia. Além disso, a queda de um raio na estação do Guandu paralisou o sistema da Cedae, deixando muitas casas sem água. A chuva que atingiu a cidade esta semana também prejudicou a rotina dos cariocas, causando enchentes, desabamentos e muitos transtornos no trânsito.

Os problemas recentes mostram que a cidade - sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 - ainda não está preparada para lidar com um fator bem comum à sua rotina: o calor. Se as altas temperaturas chegam todos os anos no mesmo período, não podemos aceitar a imprevidência de nossos gestores. A cidade precisa estar pronta para qualquer mudança brusca do clima. Por isso, é inviável esperar a chegada da estação mais quente do ano para tomar as providências necessárias. Afinal, calor sem água ou sem energia é uma situação muito difícil.

Entretanto, nunca é demais lembrar que, se por um lado, a população pode e deve cobrar os seus direitos junto aos órgãos públicos, por outro, também precisa fazer a sua parte quando o assunto é a preservação do meio ambiente e de seus bens naturais. Afinal, independente dos problemas que traz à reboque, o verão também nos faz refletir sobre o aumento excessivo da temperatura, provocado, em grande parte, pelo aquecimento global, conseqüência de um comportamento equivocado dos próprios seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2009 Agostinho Guerreiro :: Todos os direitos reservados.