sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Torcida com segurança

Neste fim de semana termina mais uma edição do Campeonato Brasileiro, com jogos em diferentes regiões do país. Passada a euforia de torcedores na comemoração das vitórias e do título, será a hora de pensar nas questões técnicas que envolvem a segurança de milhares de pessoas que vão aos estádios assistir aos jogos do seu time de coração.

Nos últimos anos, já tivemos alguns tristes exemplos de como a falta de manutenção dos estádios pode causar graves tragédias. Em 2007, por exemplo, parte da arquibancada superior do Estádio Fonte Nova, na Bahia, desabou e provocou pelo menos sete mortes. Este ano, uma arquibancada montada no estádio Enéas Torres, de Miguel Alves (PI), caiu deixando 28 pessoas feridas.

Pensando nisso, o Crea-RJ, os demais 26 Creas do Brasil e o Confea estabeleceram um convênio com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Ministério do Esporte para, a partir do ano que vem, vistoriar todos os estádios brasileiros – cerca de 700 – onde são disputados campeonatos reconhecidos pela CBF. O objetivo da ação é identificar eventuais problemas de acessibilidade, drenagem, eletricidade, estrutura, entre outros, e indicar a necessidade de reparos preventivos. A CBF sugeriu, ainda, que os Creas colaborassem com treinamentos para padronizar, tanto quanto possível, os trabalhos nos diferentes estados.

Ninguém duvida de que o Brasil é o país do futebol. Mas, além do bom desempenho dos times em campo, é necessário um trabalho eficiente da equipe de fiscalização para que a diversão nas arquibancadas continue garantida. Além de proteger os torcedores, atletas e demais freqüentadores dos estádios, a iniciativa é um ganho para o esporte do país que será a sede da Copa do Mundo em apenas cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2009 Agostinho Guerreiro :: Todos os direitos reservados.