segunda-feira, 8 de março de 2010

Troca de experiências positiva

Estive na última semana de fevereiro em Brasília para o 5º Encontro de Lideranças, que se configurou como um dos maiores eventos do sistema Confea/Crea dos últimos anos. Participaram cerca de 400 lideranças de diversas partes do país, além de diversas autoridades, como os ministros do Esporte, Orlando Silva, o presidente do Supremo Tribunal Eleitoral, Carlos Ayres de Britto, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, em uma troca de experiências bastante positiva e enriquecedora para os grandes debates em pauta na sociedade.

Uma das ações que destaco como fundamental foi o lançamento do Movimento de Combate à Corrupção na Área de Engenharia, que tem como objetivo identificar indícios de corrupção nas áreas pública e privada. Sabemos que há diversos casos de problemas em licitações de grandes obras públicas e, para que possamos batalhar por mais transparência e restringir os escândalos como os que ocorreram nos Jogos Pan-Americanos e Cidade da Música, por exemplo, o envolvimento dos profissionais do sistema que atuam nesta esfera é muito importante.

Também participei de uma mesa de debates com o ministro Orlando Silva, dos Esportes, para discutir o andamento dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas do Rio em 2016. O diagnóstico não foi dos melhores: já estamos atrasados para resolver os principais problemas apresentados no projeto que ganhou o sonho olímpico. E um dos principais fatores que contribuem para isto é a falta de um planejamento consistente. Será preciso um grande esforço em conjunto de todas as esferas do governo e da iniciativa privada para podermos tirar do papel as soluções para a cidade e o estado.

Por fim, destaco que o Crea-RJ teve, mais uma vez, uma participação bastante efetiva em diversas áreas. Nossa bancada falou com diversos deputados defendendo os interesses da engenharia, arquitetura, agronomia e as demais profissões, além dos profissionais do sistema. No término do evento, grande parte das propostas foi encaminhada para o Congresso Nacional. Acreditamos que os frutos deste encontro tão importante serão brevemente colhidos.

Agradecimentos

Gostaria de deixar o meu sincero agradecimento a todos que interagem e deixam comentários no blog. Infelizmente, não é possível publicar todos. Selecionei abaixo alguns que tratam de diferentes temas. Espero sempre contar com a participação de vocês.

“Olá Agostinho, realmente concordo com tudo que escreveu. O povo trabalhador desta cidade sofre com isto. Tenho passado situações extremamente desagradáveis. Não sei se nesta visita vocês foram até a Baixada de trem. É muito sofrimento para nosso povo trabalhador. Nas próximas pesquisas que vier fazer sobre Qualidade de Vida adotarei mais este Indicador, ou seja, Sistema de Transporte da localidade em questão.”

“Parabéns pelo ingresso do Crea na discussão dos problemas que castigam o cidadão da região metropolitana do Rio. No entanto, o descaso das autoridades públicas ao longo dos anos acarretou o que estamos vivenciando nos transportes públicos, especialmente no Metrô, trens e nas barcas. A tese dos liberais da privatização dos serviços públicos se mostrou inadequada. É evidente que passa pela ampliação das linhas de Metrô, trens e barcas. É urgente uma campanha para investimentos "pesados" no transporte público e de massa. Do contrário estaremos "chovendo no molhado" e a população sofrendo para se deslocar.”

“Prezado Agostinho,
O problema das torcidas organizadas há muito deveria ter sido solucionado pelas autoridades. Mas em nada espanta essa morosidade. Não se cobram, ou fiscalizam, os projetos, a execução e a manutenção dos gramados esportivos, para prática do futebol, que, aliás são atribuição nossa, de engenheiros agrônomos (drenagem, irrigação, escolha de variedades, fertilização, cortes, produção de massa verde, monitoramento e controle de invasoras pragas e fito moléstias, etc). Acredito que já passou do tempo da profissionalização nesse setor, bem como da valorização do profissional de Agronomia como o responsável por essa área.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2009 Agostinho Guerreiro :: Todos os direitos reservados.