Todos os dias milhares de veículos trafegam pelas ruas, viadutos e elevados da cidade do Rio de Janeiro. O uso contínuo destas vias provoca a deterioração da estrutura de concreto, problema que se agrava quando não há manutenção periódica. As conseqüências são visíveis, como buracos no asfalto, amarrações a mostra e enferrujadas, e que podem resultar em acidentes de trânsito, colocando a vida de motoristas e pedestres em risco.
Alguns viadutos apresentam sinais visíveis de falta de manutenção. Além disso, existem estruturas que, de tanto abandono, viraram até recipientes de plantas, como o Viaduto Noel Rosa, no Jacaré, onde uma árvore cresceu entre as ferragens. Os reparos emergenciais não são suficientes para evitar o desgaste da estrutura. É preciso que a manutenção preventiva seja realizada semestralmente.
É importante lembrar que o cuidado com as pontes e viadutos não cabe somente ao poder público. A população em geral também tem a sua parcela de responsabilidade. O excesso de poluição e o péssimo hábito de urinar em locais públicos, por exemplo, também contribuem para o agravamento do problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário