Um dos grandes destaques da atual prefeitura do Rio de Janeiro foi o anúncio do projeto Porto Maravilha, que pretende revitalizar toda a zona portuária da cidade nos próximos anos. Não é de hoje que a região necessita de uma ação política concreta para solucionar diversos problemas que surgiram como conseqüência de anos de abandono, como falta de iluminação, poluição visual, mau cheiro, casarões abandonados e caindo aos pedaços, ruas esburacadas, pontos de alagamento, violência, entre outros.
Em um primeiro momento, serão realizadas obras de infraestrutura (reurbanização completa da Praça Mauá, das principais vias do entorno, do Morro da Conceição e do Píer Mauá; além da construção de uma garagem subterrânea na Praça Mauá, com capacidade para até mil veículos); de habitação (criação de 499 residências com a recuperação de imóveis antigos na região portuária, através do programa Novas Alternativas); e de cultura e entretenimento (implantação de uma Pinacoteca e do Museu do Amanhã).
Se tudo sair como está planejado, serão muitos os benefícios que o projeto do Porto Maravilha vai trazer ao longo de sua execução, bem mais amplos do que apenas a melhoria da infraestrutura, entre eles a valorização imobiliária da região, a atração de novas empresas para o centro do Rio, ampliação do turismo na cidade, redução da violência, sem contar a melhoria da qualidade de vida de quem mora na região beneficiada.
O Rio de Janeiro precisa de iniciativas que contribuam ainda mais para o seu desenvolvimento. Por sua importância histórica e atividades econômicas pulsantes, esperamos que o centro, o "coração da cidade", seja realmente ponto crucial entre as ações estratégicas que visam um melhor planejamento urbano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário